sexta-feira, 28 de março de 2008

O Futuro das escolas

Todos temos assistido às recentes noticias da "violência" nas escolas. Bom estou-me a referir aquele vídeo que uma aluna tenta tirar o telemóvel à professora depois desta o ter confiscado. Bom para quem ainda não viu o vídeo pode ve-lo aqui. Como seria de esperar, este vídeo leva-me a pensar no porquê desta situação.
A maioria dos professores já deve ter reparado que a maior parte dos seus alunos não está atento nas suas aulas. E os professores que mais sentem isso são os professores de disciplinas subjectivas e muito teorias (Português, Historia, Geografia, Inglês, etc). Eu como aluno também não presto muita atenção a algumas disciplinas, e tenho as minhas razões para o não fazer. Mas a mais importante é porque essas disciplinas não me ajudam directamente na profissão que eu quero seguir, nem me atraem ou me dão motivação para eu me empenhar. Apesar de noutras disciplinas eu estar a atento e trabalhar. As disciplinas em que eu estou atento são aquelas em que eu tenho interesse e que me serão úteis no futuro. Mas o que é que isto têm a haver com a tecnologia e a sociedade, bom para melhor explicar isso eu encontrei um vídeo no YouTube que explica muito bem, está em inglês mas acho que é muito simples de se perceber.Tenham atenção as letras pequenas que aparecem em baixo.
Se os alunos estiverem motivados a aprender o que eles gostam, eles de certeza que não vão estar desatentos. Se eles usam tecnologias e sabem "mexer" bem nelas é porque essas tecnologias apresentam alguma forma de motivação. Por outras palavras se os professores também as usarem para ensinarem os alunos irão ter mais atenção.
Mas existem um grande problema em mudar o ensino "radicalmente", primeiro é que isso teria de acontecer a nível global e segundo é que para isso acontecer cada pais teria que investir muito nas suas escolas.

Como exemplo de uma tecnologia que podia ser usada para ensinar: Quadros interactivos, computadores, podcasts, etc

Nenhum comentário: