quinta-feira, 15 de maio de 2008

voadores :D

Desde muito cedo que um dos grandes objectivos da humanidade e conseguir voar! Daí achar ser fundamental mostrar alguns dos pormenores da evoluçao de aparelhos voadores . . .

Começamos por falar dos aeróstatos, que sao aeronaves mais leves que o ar , assim usando um gás menos denso que o ar, conseguem alcançar e sustentar o vôo. Como exemplo deste género de aeronaves , temos os dirigíveis: Dirigíveis fazem uso de um gás menos denso que o ar, geralmente,o Hélio. O gás é lacrado numa câmara de ar de dimensão suficientemente grande para permitir sua sustentação. Normalmente carregam mais peso do que balões não dirigíveis, até dez pessoas em determindados modelos atuais, e peso similar de carga paga, podem ser carregadas sem dificuldades. Um dirigível moderno pode atingir velocidades de até 100 km/h, entretanto, no passado já foi possível observar velocidades de até 130 km/h, como o caso do dirigível Hindenburg.

Por outro lado temos os aerodinos, que ao contrario dos anteriormente referidos, sao aeronaves mais pesadas que o ar, estas usam asas ou outra parte da sua estrutura como meio de sustentação, a grande maioria consegue alcançar o vôo por meios proprios.
Como exemplo deste género de aeronaves temos os aviões a jacto : Aviões a jacto fazem uso de turbinas para a criação da força necessária para a movimentação da aeronave para frente usando o princípio de açcão e reaçcão. Normalmente, os aviões a jacto criam um empuxo maior do que aviões que fazem uso de hélices. Devido a sua maior compacidade e menor complexidade, as aeronaves a jacto podem ser construídas para carregar mais peso. Além disso, devido ao fator restritivo da hélice, que não possuem, podem desenvolver maior velocidade do que aeronaves com hélices. Uma questão porém é o som criado por um motor a jato, que, especialmente em modelos mais antigos, tende a ser elevado. Grandes widebodies, como o Airbus A340 e o Boeing 777, podem carregar centenas de passageiros e várias toneladas de carga, podendo pecorrer uma distância de até 13 mil Km, pouco mais que um quarto da circunferência terrestre.
Aviões a jato desenvolvem elevadas velocidades de cruzeiro (700 a 900 km/h) e velocidades de decolagem e pouso situadas na faixa entre 180 a 280 km/h.

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