domingo, 6 de abril de 2008

Casas Inteligentes

Bom muita gente já deve ter ouvido falar ou já utilizou temporizadores. Vou dar um exemplo mais prático: liga-se o temporizador à maquina de fazer café e temporiza-se para que a maquina se ligue às seis e meia da manha e comece a fazer café. Desta forma quando acordamos já temos o café acabadinho de fazer. Bom alguém teve a ideia de tornar tudo temporizado ou de forma a que possamos temporizar. Vou explicar melhor:

Imagine ir ao seu portátil e ser capaz de desligar ou ligar qualquer luz ou electrodoméstico da sua casa. Imagine que esta de férias e pretende que o jardim seja regado a determinadas horas. Imagine simular que esta em casa quando não esta. Imagine que esta a vir de uma viagem e é inverno pode ligar logo os aquecedores sem estar em casa. Bom isto são as ideias por detrás desta tecnologia.

Que eu saiba existem duas maneiras de implementar esta tecnologia: ou de raiz quando se constrói a casa ou mais tarde depois da casa já estar construída.

Se o sistema já for construído de raiz, tudo o que se liga à qualquer ficha eléctrica pode ser configurado. Obviamente que temos que "dizer" ao computador o que é que está ligado a cada ficha, não só para o computador adaptar o programa ao que está ligado mas também para nós sabermos o que estamos a ligar/desligar. Pode ainda existir a opção de fazer tudo isto pelo PDA, o que quer dizer, em qualquer lugar do mundo.

Se o sistema for construído depois da casa é ligeiramente diferente. Temos duas opções ou construímos o sistema como se fosse de raiz, e pagamos bem caro. Ou então entre a ficha do electrodoméstico e a ficha eléctrica na parede ligamos um pequeno aparelho. Aqui também temos que ensinar o computador, a diferença mais notória é que entre cada ficha vai existir um aparelho.

Se tiverem tempo e visitarem a exposição "Casa do Futuro" no museu das telecomunicações irão certamente render-se as maravilhas desta tecnologia.

Nenhum comentário: