sábado, 5 de janeiro de 2008

Garfo

Dada a sua banalidade o garfo nem sequer é olhado como tecnologia. Mas como toda a gente sabe antigamente os nossos antepassados comiam com as suas mãos, ainda nós o fazemos para certas comidas: frango assado, batatas fritas de pacote, bolos, etc.

Apesar de não haver uma data concreta para a invenção do garfo, ele apareceu por volta do século X, e dos três utensílios de culinários (garfo, colher e faca), o garfo foi o ultimo a aparecer.
O primeiro garfo tinha apenas dois dentes. Servia essencialmente para segurar a carne no seu sitio enquanto esta era cortada por uma faca. Também servia para sacudir a carne no ar removendo assim molho em excesso. Mais tarde quando o garfo já era conhecido por toda a Europa, por volta da idade media, já tinha três dentes. Mas o rei Felipe II de Nápoles, sentia dificuldade de usar este garfo para comer esparguete, sua comida predilecta. Com isso, foi inventado o garfo de 4 dentes, em 1880.
O garfo é feito de metal, actualmente aço inoxidável. E existem muitos tipos de garfo (como se vê pela figura):

Garfo de mesa - o garfo com que normalmente comemos;
Garfo de trinchar - na figura o mais à direita, serve para segurar alimentos, tirar-los do forno, po-los na frigideira, etc;
Garfo de madeira - usado tanto em saladas como para mexer por exemplo esparguete enquanto este esta a ser cozinhado de forma a que este não se cole um ao outro;
Garfo de peixe - um dos seus dentes é mais largo que o outros, para facilmente separar as espinhas do peixe;
Garfo de sobremesa - mais pequeno e mais leve do que o garfo de mesa, às vezes pode ter apenas 3 dentes;