sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Papel

O papel é uma material fino que serve para se escrever, imprimir ou usar para embrulhos. É feito a partir de fibras unidas fisicamente e quimicamente. As fibras normalmente são de celulose e as pontos de hidrogénio são o que as une quimicamente.
O papel apareceu no Egipto, em 3500 a.C., sob a forma de papiro. O papiro é uma planta, que como se vê na imagem (Carregue no link para ver a imagem) é composta de pequenas tiras. Essas tiras eram postas paralelas umas às outras e usando uma corda unidas. O pergaminho só apareceu muito mais tarde por volta do ano 170 a.C. Como o pergaminho foi inventado no reino de Eumenes Pergamum ganhou o nome do rei. Antes do pergaminho aparecer o primeiro processo de fabrico do papel tinha sido inventado na China por volta de 1600 a.C. Mais tarde Cai Lun (50-121) inventou o processo de fabrico de papel que actualmente conhecemos. O papel que era feito através deste processo era de tão grande qualidade que se pode dizer que era quase ou mesmo igual ao papel actual. Os chineses guardaram o segredo do fabrico de papel durante cerca de 700 anos. Pois o fabrico de papel só se espalhou para fora da China quando chegou à Corea em 604. Em 751 chegou ao Médio Oriente e só chegou à Europa em 1120.

O papel pode ser fabricado de três maneiras diferentes: pelo processo químico, pelo processo mecânico e reciclando papel já existente.
Processo químico - usando químicos separa-se a celulose dos outros compostos existentes numa secção de arvore, usando depois as fibras de celulose para fazer o papel. Este tipo de produção é mais cara que a produção mecânica mas produz papeis mais fortes. Este tipo de produção têm a vantagem de que o calor e a energia necessária à produção é obtido pela queima dos outros compostos.
Processo mecânico - corta-se a madeira em pequenos pedaços. Esses pedaços são então enviados para uma refinadora a vapor de agua onde os pedaços são espremidos, para remover a seiva da madeira, e tornados em fibra entre dois disco de aço. Os papeis produzidos a partir deste processo são mais fracos. Apesar de ser necessário grandes quantidades de energia estes processo é mais barato que o processo químico.

O papel pode ter varias aplicações: cartazes, embrulho, embalagens, trabalhos, cadernos de notas, origami, karigami, etc. Na imagem pode-se ver um origami modular feito por mim que se chama Kasudama.

Nenhum comentário: