domingo, 17 de fevereiro de 2008

LASER

O Laser é um aparelho electrónico/óptico que produz radiação luminosa "concentrada". LASER é um acrónimo para Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, que traduzindo seria amplificação de luz por emissão de radiação estimulada.

Um laser emite luz com um comprimento de onda bem definido, e num feixe muito pequeno e com pouca divergência monocromática, isto quer dizer que a sua cor varia muito pouco. Para explicar melhor: uma luz incandescente emite luz para uma grande área e com uma grande variedade de comprimentos de onda, por isso é que conseguimos ver as cores todas, mas o laser é o oposto.

Ao contrário do que muita gente pensa o Laser não tem sempre a cor vermelha (como se pode ver na figura, em que o Laser é azul), mas pode ter cores diferentes ou até nenhuma cor. Isto porque? Pois a radiação que ele emite pode não pertencer ao espectro do visível e pertencer ao Ultravioleta, Infravermelho, etc.

Funcionamento:
São usados duas superfícies reflectoras sendo uma delas ligeiramente translucida. Estas superfícies são colocadas paralelamente a uma certa distancia, de forma a ocupar as bases de um cilindro, dentro desse cilindro coloca-se um gás (hélio, néon, dióxido de carbono, árgon, etc). Este gás vai ser o responsável pela amplificação da luz. Como uma das superfícies é semi-translucida uma parte da luz "foge" de dentro do cilindro formando o raio de luz concentrada. Neste processo é necessário fornecer energia ao sistema.

Aplicações:
Medicina - tratamento de pedras nos rins, cirurgias ópticas, cirurgias "sem sangue".
Industria - corte e soldagem de metal.
Defesa Militar - marcar alvos, guiar misseis, etc

Nenhum comentário: