sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Suportes para a gravação de dados

Como toda a gente sabe o homem teve sempre a necessidade de manter registos de certas ocasiões, eventos, memorias, feitos, etc. Daí ter a necessidade de guardar dados. A forma mais antiga será talvez através da arte, mais concretamente a arte rupestre. Que guardava, e guarda, informações relativas à caça, desastres naturais. etc. Mas como o homem evoluiu começaram-se a inventar novos tipos de suportes.

De certeza que existiram outros suportes mas para não alongar muito a mensagem vou só fazer referencia a alguns. Talvez o suporte mais importante será o papel, que foi, e talvez ainda é, o principal suporte de dados. Apareceram depois os LP, também conhecidos por discos de Vinil, que hoje são usados mas por um numero de pessoas muito baixo, sendo elas principalmente disc jockeys. Mais tarde apareceram: a cassete áudio, a disquete e o VHS. Mais recentemente, e é o tema que propriamente quero falar, o CD, DVD, Blu-ray e HD DVD.

Actualmente os suportes para gravação de dados gravam os dados "digitalmente". Por isso chamam-se dados digitais, que podem ser, e eu arrisco dizer, qualquer tipo de dados.

Dos tipos de suportes mais usados actualmente o DVD tem uma maior capacidade de armazenamento podendo levar até sensivelmente 8,5 GB de informação. Mas como a sociedade evolui houve a necessidade de criar novos suportes de armazenamento de dados, e é aqui que aparece o Blu-ray e o HD DVD.

Estes dois tipos de formato são os concorrentes ao DVD (bom para ser mais preciso o Blu-ray já ganhou a guerra visto que a Toshiba descontinuou o fabrico de HD DVD). Isto faz lembrar o caso Betamax/VHS. O que é que eu quero dizer, os suportes para a gravação de dados tem um grande impacto na sociedade, pois influenciam uma grande parte da sociedade. Por exemplo industria cinematográfica, multimedia, informática, serviços de bases de dados, etc

Nenhum comentário: