terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Quadros Interactivos

A tecnologia de quadros interactivos já existe a algum tempo, mas foi mais recentemente que se começou a dar uma maior importância a ela.

Pode funcionar de varias maneiras sendo a mais usual: uma imagem é projectada no quadro pelo uso de um projector digital. Na maior parte dos casos, é necessário indicar ao quadro onde é que a imagem projectada está localizada no quadro, bastando para isso tocar numa ou mais localizações da superfície do quadro com a caneta digital. Este processo é chamado de alinhamento ou calibração. O quadro depois converte o contacto da caneta digital em cliques do rato ou em tinta digital.

Uma das vantagens óbvias é sem duvida a interactividade que se pode formar entre o apresentador (professor) e a plateia (alunos). Por exemplo se um aluno tiver um portátil, tudo o que é escrito no quadro é directamente copiado para o portátil. Depois o professor tem um espaço muito maior para escrever, pois quando enche o quadro de texto, pode simplesmente abrir "outro", ficando sempre o primeiro guardado.

Mas como uma imagem vale mais de mil palavras, este filme explica claramente como seria se este tipo de quadros fosse usado em escolas por todo o país.


Mais recentemente a empresa Clasus, uma empresa portuguesa, desenvolveu em parceria com uma empresa chinesa (talvez para o fabrico), o Quadro Interactivo Clasus, que é integrado com tecnologia 100% portuguesa.

Nenhum comentário: