sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Reciclagem de Lixo Eletrónico

Citando Susana Esteves da revista PCGuia - "Já não faz sentido guardar equipamento electrónico obsoleto porque, mais tarde, pode vir a dar jeito. Há melhores destinos para a tecnologia em fim de vida"

Toda a gente sabe que as pilhas devem ser depositadas no pilhão mas o que fazer com computadores, impressoras, maquinas de lavar roupa e louça, micro ondas, etc? Este tipo de resíduos podem ser depositados em eco-centros ou em locais específicos para este efeito. E da-se o nome de Resíduos Eléctricos e Electrónicos (REE). A União Europeia criou uma lei que diz que é obrigatório cada país recolher no mínimo 4 Kg, em media, por habitante e por ano.

Um dos locais específicos situa-se em Loures e dá pelo nome de Renascimento. Neste local após a entrega do material operários desmontam-no, e distribuem as peças por contentores específicos, conforme o tipo e a composição do material das peças.

É muito importante a reciclagem deste tipo de resíduos pois, por exemplo antigos frigoríficos contem CFC ou lâmpadas fluorescentes que contem mercúrio, se não forem devidamente reciclados contribuem para a destruição da camada do ozono no caso do frigorífico e para a contaminação da agua no caso das lampadas.

Nenhum comentário: